EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4761
Tipo: Artigo
Título: GRUPO DE PESQUISA E ESTUDOS EM EDUCAÇÃO INFANTIL(GEEI): REFLEXÕES E DESAFIOS PARA A PEDAGOGIA
Autor(es): CHAVES, Marta
GROTH, Janice Carina
GRACILIANO, Eliana Cláudia
Abstract: Este trabalho tem por objetivo relatar experiências afetas ao Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação Infantil(GEEI), da Universidade Estadual de Maringá liderado pela Professora Doutora Marta Chaves. O GEEI foi constituído a partir do Grupo de Estudos em Educação Infantil, sendo este um desdobramento do Projeto de Ensino intitulado “Natureza e Sociedade: conteúdo apresentado às crianças através da Literatura Infantil”, iniciado no ano de 2003 e finalizado em 2004, realizado junto ao Departamento de Teoria e Prática da Educação da Universidade Estadual de Maringá. O Grupo é formado pora lunos e docentes da referida Universidade, além de docentes convidados de outras Instituições de Ensino Superior do Paraná e São Paulo. Os objetivos do Grupo são pesquisar e socializar estudos afetos à formação dos profissionais que atuam com crianças dos primeiros meses aos cinco e seis anos, bem como investigar práticas pedagógicas realizadas nas instituições de Educação Infantil. Os integrantes do Grupo organizam pesquisas,eventos e atuam em cursos de formação continuada junto a Secretarias Municipais de Educação do Estado do Paraná e São Paulo. Destarte,realizam estudos e elaboram recursos pedagógicos que auxiliam na efetivação de práticas pedagógicas humanizadoras tanto para os professores quanto para os alunos. Ressaltamos que os estudos e intervenções dos pesquisadores amparam-se nos pressupostos do marxismo e da Teoria Histórico- Cultural, pois consideram ser esta a Teoria que melhor permite pensar de forma intencional o desenvolvimento integral da criança, de modo a instrumentalizar os educadores para a organização da rotina, do tempo e do espaço nas instituições educativas.
Palavras-chave: Educação
Grupo de pesquisa
Teoria Histórico-Cultural
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4761
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
janice_carina_groth2.pdfTrabalho apresentado na modalidade grupo de discussão no VII EPCC Encontro Internacional de Produção Científica (25 a 28 de outubro de 2011)114.29 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.