EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4744
Tipo: Artigo
Título: DESEMPENHO MOTOR DE IDOSOS PRATICANTES DE ATIVIDADES FÍSICAS EM ACADEMIAS DA TERCEIRA IDADE, DA CIDADE DE MARINGÁ, PARANÁ
Autor(es): SOUZA, Francieli Furlan de
BERTOLINI, Sonia Maria Marques Gomes
BENEDETI, Marcia Regina
Abstract: A atividade física constante traz benefícios incontestáveis para prolongar os anos de vida e com mais qualidade. As Academias da Terceira Idade foram criadas para proporcionar aos usuários, principalmente idosos, melhora nas condições da saúde e ganho na qualidade de vida através da prática de exercícios físicos. É sabido que o exercício físico pode ser usado no sentido de retardar e, até mesmo, atenuar o processo de declínio das funções orgânicas que são observadas com o envelhecimento, pois promove melhoras na capacidade respiratória, na reserva cardíaca, no tempo de reação, na força muscular, na memória recente, na cognição e nas habilidades sociais O presente estudo tem como objetivo Avaliar a influência da atividade física no desempenho motor dos idosos usuários das academias da terceira idade da cidade de Maringá, Paraná. A amostra será constituída por 860 idosos de ambos os gêneros, na faixa etária de 60 a 70 anos, sendo 430 usuários das 43 academias da terceira idade da cidade de Maringá, Paraná e 430 não usuários frequentadores das unidades básicas de saúde mais próximas das academias. Para coleta de dados tanto os usuários como os não usuários serão submetidos a testes de desempenho motor para avaliação do equilíbrio, coordenação e agilidade. As dimensões avaliadas pelos três testes de desempenho motor “sentar e levantar”, “agachar e pegar o lápis” e equilíbrio incluem as variáveis funcionais de força muscular de membros inferiores, mobilidade/flexibilidade e equilíbrio. A análise dos dados incluirá procedimentos de estatística descritiva, com a apresentação dos resultados através de percentual, gráficos e tabelas, além da estatística inferencial. Para todos os testes o nível de significância adotado será de 5% ( p< 0,05).
Palavras-chave: Atividade física
Idoso
Promoção da saúde
Terceira idade
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4744
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
francieli_furlan_souza.pdfTrabalho apresentado na modalidade grupo de discussão no VII EPCC Encontro Internacional de Produção Científica (25 a 28 de outubro de 2011)80.29 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.