EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4206
Tipo: Artigo
Título: A ÉTICA PATRIMONIAL NO ÂMBITO DA DEMOCRACIA RELIGIOSA: breves observações culturais sobre o Convento de Macaúbas, munic í- pio de Santa Luzia – Minas Gerais
Autor(es): DANTAS, Márcia Cristina de Melo
ANDRADE, Vagner Luciano de
Abstract: O presente trabalho aborda aspectos analíticos do Convento de Macaúbas, instituição religiosa e prédio histórico localizado na cidade de Santa Luzia, Minas Gerais. A metodologia empregada foi a pesquisa bibliográfica, com breve discussão no campo teórico da religiosidade, da tradição mineira e do turismo religioso. Embora não se realizou a pesquisa de campo, com observação direta,percebeu- se que, apesar do tempo como em territórios distantes de Portugal, à devoção de Nossa Senhora da Conceição herdada dos colonizadores se mantém enquanto elemento cultural e simbólico do povo brasileiro para além das diferenças religiosas. As festas religiosas são marcos culturais de civilidade e ética patrimonial e adotaram uma dinâmica popular própria, mesclando elementos profanos e sagrados e se resignificando. Com esse estudo,nota- se que não é necessário ser da tradição cristã para se visitar igrejas e museus buscando- se entender elementos de permanências ou rupturas históricas. No passado, a edificação da Ermida, à beira do Rio das Velhas no vetor norte da Região Metropolitana de Belo Horizonte, foi empreendida por Félix da Costa. Estabelecida em 1714 é considerada patrimônio da cidade em que se localiza, bem como do estado e da união,sendo o 1º Educandário Feminino da província, onde estudaram as filhas de Chica da Silva, que segundo relatos tinham exclusividades e privilégios. Em 1933, os vários prédios que formam o Colégio foram fechados surgindo o Mosteiro de Nossa Senhora da Conceição de Macaúbas, onde hoje em dia convivem freiras reclusas e cujo acesso ao público comum é vedado. Há no interior do Convento, uma bela capela entalhada em ouro aberta para visitação turística. Assim a partir de observações evidencia- se que princípios éticos norteiam a questão de uma apropriação do patrimônio histórico- cultural e como construção essa amplia as possibilidades de uma ética do cuidado e principalmente para uma democracia religiosa.
Palavras-chave: Cultura
Ética
Patrimônio
Religiosidade
Turismo
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4206
Data do documento: 30-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VAGNER LUCIANO DE ANDRADE.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)298.89 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.