EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3936
Tipo: Artigo
Título: DELINEAMENTO DE UMA INTERVENÇÃO BASEADA NO LETRAMENTO EM SAÚDE DE GESTANTES DA REDE PÚBLICA E PRIVADA: CONTRIBUIÇÃO PARA O FORTALECIMENTO DA PROMOÇÃO DA SAÚDE BUCAL MATERNO - INFANTIL
Autor(es): RAMOS, Layla Isabella de Souza
GARCIA, Gustavo Henrique Franciscato
SANTOS, Va nessa da Silva
BOTELHO, Maria Paula Jacobucci
OLIVEIRA, Rosilene Aparecida de
Abstract: Promover saúde é algo complexo e demanda comprometimento dos profissionais e dos pacientes. Para que os pacientes se comprometam com sua saúde e com os cuidados com o meio- ambiente, tão necessários à promoção da saúde, é preciso que compreendam vários conceitos, que sejam “empoderados” pelos profissionais de saúde. Muito se tem feito para educar a população em relação a hábitos saudáveis, mas será que a forma como isso vem sendo realizado está adequada às populações que se pretende atingir? Estudos têm demonstrado que no Brasil a um baixo alfabetismo em saúde e ainda são escassos os trabalhos sobre este tema na Odontologia brasileira. Neste trabalho propõe- se uma busca da compreensão de gestantes sobre saúde bucal, visando após o recolhimento de dados uma promoção e fortalecimento da saúde materno- fetal. Para tanto serão aplicados questionários em gestantes atendidas nas redes pública e privada de saúde, por meio do instrumento RapidEstimateAdultLiteracy in Medicine andDentistry REALMED- 20 e o Questionário de Literacia em Promoção da Saúde para efetuar uma comparação entre os resultados com a finalidade de promover atividades em prol da promoção de saúde.É esperada uma diferença entre a literacia das gestantes que utilizam a rede pública com a rede privada de saúde, buscando diminuí- la após a conclusão do trabalho.
Palavras-chave: Gestantes
Saúde bucal
Materno - infantil
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3936
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LAYLA ISABELLA DE SOUZA RAMOS.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)180.93 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.