EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3933
Tipo: Artigo
Título: FALANDO SOBRE O SUICÍDIO COM UNIVERSITÁRIOS: UMA ANÁLISE PELO CONSTRUCIONISMO SOCIAL
Autor(es): BIANCO, Juliana Leni Vicentini Del
MILANI, Rute Grossi
OLEKSZECHEN, Nikolas
SILVA, Camila Cortellete Pereira da
Abstract: Este estudo tem por objetivo analisar no discurso de estudantes universitários a produção de sentidos sobre o fenômeno suicídio, tomando como base teórica a vertente Construcionista da Psicologia Social. Pela ótica das práticas discursivas do Construcionismo, o acesso aos sentidos produzidos na dinâmica social e histórica dos atos da fala, revelam construções sociais como o fenômeno suicídio, da ordem dos produtos e efeitos que habitam a/nossa realidade, o pensamento, a fala e a ação, enfim, a sociedade humana. A pesquisa de natureza exploratória aborda o público universitário de uma instituição de nível superior do noroeste do Paraná e tem como ferramenta metodológica a análise de levantamento bibliográfico e coleta de dados pela técnica de entrevista de grupo focal. E para o tratamento dos dados será realizada a análise do discurso. Esperamos averiguar significantes e significados comuns do discurso e também os sentidos produzidos acerca do fenômeno a fim de compreender como estas construções linguísticas incidem na ideação e propriamente no suicídio.
Palavras-chave: Construcionismo
Estudantes
Práticas discursivas
Sentidos
Suicídio
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3933
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JULIANA LENI VICENTINI DEL BIANCO.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)172.84 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.