EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3915
Tipo: Artigo
Título: EFEITOS DE UMA INTERVENÇÃO MULTIPROFISSIONAL EM PARÂMETROS CARDIOPULMONARES E COMPOSIÇÃO CORPORAL DE ADULTOS COM EXCESSO DE PESO OU OBESIDADE
Autor(es): SANGIROLAMO, Gabriela Gasparotto
CAMBIRIBA, Ayanne Rodrigues
BERTOLINI, Sônia Maria Marques Gomes
SILVA, Valmir da
FRANCISCO, Walker William
BRANCO, Braulio Henrique Magnani
Abstract: A obesidade é uma doença crônica não- transmissível e multifatorial, considerada por diferentes organizações governamentais e não governamentais, como uma pandemia, sendo até mesmo relatada como a doença a ser combatida no século XXI. Diante disso, o objetivo central do presente estudo será investigar os efeitos de uma intervenção multiprofissional nos parâmetros cardiopulmonares de adultos com excesso de peso ou obesidade. Trata- se de um estudo quase experimental, visando avaliar os efeitos do treinamento concorrente (exercício aeróbio associado ao exercício resistido) em parâmetros cardiovasculares e aptidão cardiorrespiratória de adultos com excesso de peso ou obesidade. Serão recrutados 40 adultos jovens e de meia idade de ambos os sexos. As intervenções serão realizadas por uma equipe multiprofissional composta por profissionais de educação física, fisioterapia, nutrição e psicologia, no decurso de 12 semanas, com atendimentos 4x semanais. Previamente, será feita uma divulgação na mídia local. As pessoas dentro dos critérios de inclusão poderão realizar a pré- inscrição. Posteriormente, ao término das inscrições, as pessoas selecionadas passarão por uma consulta médica e caso sejam liberadas para a prática de exercícios físicos, serão agendadas as seguintes avaliações: a) composição corporal e b) avaliação da aptidão cardiorrespiratória em esteira rolante com a mensuração direta das trocas gasosas. Os participantes serão avaliados em 3 momentos: antes do atendimento multiprofissional, após 6 semanas e após 12 semanas, ou seja, ao término do estudo. A fim de identificar eventuais diferenças estatísticas no decurso do processo de intervenção, aplicar- se- á uma análise de variância de um caminho, com medidas repetidas, utilizando o post- hoc de Bonferroni, caso seja necessário. Para todas as análises será assumido um nível de significância de 5%. Com base nas respostas do presente estudo, conjectura- se que poderão ser delineadas estratégias multiprofissionais em saúde, a fim de minimizar os impactos da obesidade os aspectos físicos e de saúde mental de homens e mulheres.
Palavras-chave: Saúde pública
Saúde do homem
Saúde da mulher
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3915
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GABRIELA GASPAROTTO SANGIROLAMO.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)171.62 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.