EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3846
Tipo: Artigo
Título: ANÁLISE DOS EFEITOS DO TREINAMENTO FÍSICO NA MODULAÇÃO DO PERFIL CARDIOVASCULAR EM PACIENTES DE MEIA IDADE (40 - 59 ANOS) COM CRITÉRIOS DIAGNÓSTICOS CONIVENTES COM SÍNDROME METABÓLICA
Autor(es): SANTOS, Leticia Pereira Gonzaga dos
ARANA, Paula Rosana de Oliveira
BRANCO, Braulio Henrique Magnani
BERNUCI, Marcelo Picinin
Abstract: A Síndrome Metabólica (SM) é uma doença crônica associada a múltiplos estados de agravos à saúde, com alta prevalência mundial, que está associada a inúmeras comorbidades que aumentam a morbimortalidade por doenças cardiovasculares e metabólicas. Estudos epidemiológicos têm demonstrado relação direta entre inatividade física e o desenvolvimento dos múltiplos fatores de risco que definem a SM. Assim, o objetivo do presente projeto implica em analisar os efeitos de um programa de treinamento intervalado de moderada intensidade na modulação do perfil cardiovascular e metabólico de pacientes com critérios diagnósticos coniventes com a SM bem como determinar a viabilidade do uso da rede social online “WhatsApp” na melhoria da adesão a pratica de atividade física. Trata- se de um estudo quase - experimental (pré/pós intervenção), longitudinal de séries temporais a ser realizado com pacientes adultos com diagnóstico de SM atendidos no Laboratório Interdisciplinar de Intervenção em Promoção de Saúde (LIIPS) da Unicesumar no Município de Maringá/PR. A amostra estimada será de 20 indivíduos de meia idade (40-59 anos). O programa de atividade motora ocorrerá ao longo de 12 semanas no campus do ICETI com encontros às segundas, quartas e sextas- feiras. As avaliações serão realizadas antes e após as 12 semanas de treinamento. Será avaliado a composição corporal por biopedanciometria; níveis plasmáticos de glicose, triglicerídeos e lipoproteínas de alta e baixa densidade; teste de esforço físico; consumo de oxigênio; e aplicado questionário SF- 36 para percepção de qualidade de vida. Espera- se com este projeto desenvolver um programa de atividade física, focado em promoção da saúde, que seja eficaz na modulação do perfil cardiovascular e metabólico de pacientes com SM e factível de ser realizado pelos indivíduos que possuem dificuldade de adequar a prática esportiva ao seu cotidiano.
Palavras-chave: Promoção da saúde
Doença crônica
Atividade motora
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3846
Data do documento: 30-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LETICIA PEREIRA GONZAGA DOS SANTOS.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)175.93 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.