EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3820
Tipo: Artigo
Título: A EXPERÊNCIA DE PACIENTES ONCOLÓGICOS EM TRATAMENTO RADIOTERÁPICO COM NECESSIDADE DE DESLOCAMENTO INTERMUNICIPAL
Autor(es): SILVA, A na Paula Moreira Rosa Pereira da
FANHANI, Isadora Zanzim
SILVA, Juliana Dalcin Donini e
Abstract: O câncer é uma patologia que tem se mostrado frequente nos indivíduos e tem um alto índice de internações e óbitos, se tornando um grande problema no cenário atual da saúde brasileira. Com os avanços da ciência e medicina, o tratamento como a radioterapia tem feito parte da vida das pessoas acometidas pelo câncer. O objetivo deste estudo será identificar as dificuldades enfrentadas diante da experiência de deslocamento intermunicipal para realização de radioterapia. Será um estudo exploratório de abordagem qualitativa. O local escolhido para realização do estudo será o Centro de Oncologia e Radioterapia Santana de Maringá. Serão sujeitos do estudo 20 pessoas que realizam tratamento radioterápico na instituição selecionadas para o estudo. Os critérios de inclusão dos participantes serão: idade superior a 18 anos, pessoas que tenham condições físicas e clínicas para comunicação e que realizem tratamento fora do município de residência.Para coleta dos dados será utilizado um questionário semiestruturado contemplando dados de identificação e sociodemográficos, além das questões norteadoras. Depois de transcritas, as falas serão meditadas, categorizadas e analisadas pelo método de análise de conteúdo de Bardin. Espera- se que, com os resultados desse estudo, os profissionais de enfermagem e da saúde em geral poderão compreender melhor essas pessoas que vivem a experiência de estar com câncer e ter que deslocar- se da sua cidade para realização de radioterapia. Acredita- se que assim, os profissionais poderão oferecer melhor suporte para essas pessoas, buscando formas de suprir suas necessidades básicas e psicológicas por meio de ações conjuntas de profissionais e gestores da saúde.
Palavras-chave: Câncer
Enfermagem
Humanização da assistência
Radioterapia
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3820
Data do documento: 30-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ISADORA ZANZIM FANHANI.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)136.89 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.