EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3786
Tipo: Artigo
Título: METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO INTERATIVA: ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE ALUNOS DO 5 º E 6 º ANO DE MEDICINA NA CLÍNICA CIRÚRGICA - UEM
Autor(es): SILVA, Débora Francisco
GDLA, Jéssica
CREVELIM, Karoline Rodrigues
SOUZA, Fernando de
MURAD, Ivan
Abstract: A metodologia de avaliação interativa “QUIZ IN TIME” -MEDICINA (teste de tempo), descrita neste trabalho, foi desenvolvida pela necessidade existente de novas metodologias que abranjam as múltiplas áreas a serem exploradas na formação médica (GONTIJO, 2015). Este método é caracterizado por ser uma avaliação em tempo real de conhecimentos em medicina,utilizando- se de provas aplicadas por meio de exposição de multimídia e leitura dinâmica, contendo questões com alternativas sobre temas pré- estabelecidos, obtidos na literatura adotada pela escola (Universidade Estadual de Maringá- UEM). Tal metodologia tem por objetivo melhorar a aprendizagem dos alunos de medicina, proporcionando estudo de casos clínicos em grupo, nos quais há possibilidade de discutir e analisar o caso apresentado de maneira conjunta. Isso incentiva o aluno a ter uma reflexão crítica do seu conhecimento e também uma atitude ética para com os seus colegas, o que reflete uma maior integração profissional da realidade da prática médica (MITRE, 2008; BERBEL, 2011). Desta forma, este estudo compara o desempenho de alunos do quinto e do sexto ano do Curso de Medicina da UEM no ano de 2018 e no primeiro semestre de 2019, avaliados pelo método “Quiz in time”. Assim, por meio do cálculo estatístico do qui-quadrado, foi testada a hipótese de que a experiência adquirida pelos alunos do sexto ano deveria se refletir em uma maior quantidade ou porcentagem de acertos que os alunos do quinto ano.
Palavras-chave: Aprendizagem
Educação médica
Método ativo
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3786
Data do documento: 30-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DÉBORA FRANCISCO SILVA.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)232.43 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.