01 - CAMPUS MARINGÁ 1. TCC NUTRIÇÃO
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/377
Tipo: Artigo
Título: Avaliação nutricional de mulheres idosas em terapia nutricional internadas em um hospital público da cidade de Maringá
Autor(es): SANTOS, Nathália Gonçalves dos
Primeiro Orientador: NAKASUGI,Lydiana Pollis
Abstract: O aumento da população idosa tem se expandindo em nível mundial, devido a queda das taxas de mortalidade e de fecundidade e aumento da expectativa de vida, tanto que a Organização Mundial da Saúde (OMS) considera o período de 1975 a 2025 como a era do envelhecimento. No Brasil, estudos mostram que a população idosa passará de 8,6% em 2000, para 15% em 2020. Há uma apreensão ainda maior, em relação às mulheres idosas, pois apresentam maior probabilidade de ficarem viúvas e em condições econômicas desvantajosas, além de que, apesar de terem expectativa de vida maior do que os homens, a debilitação biológica que sofrem é maior, portanto essa predominância da população idosa feminina tem repercutido na demanda de políticas públicas. Mudanças sistêmicas fazem parte do envelhecimento, essas mudanças acabam resultando em vários graus de declínios na eficiência e na funcionalidade. A desnutrição é de grande preocupação, principalmente em idosos hospitalizados, pois está associado às doenças que afetam essa faixa etária e causa uma piora do prognóstico, já que esta deprime o estado imunológico. Atualmente tem-se aumentado o número de internações de idosos em regime ambulatorial, e consequente aumento da preocupação quanto à nutrição destes, a fim de evitar a desnutrição e reduzir o tempo hospitalar, para tanto, muitos idosos são submetidos á terapia nutricional, sendo a mais comum e indicada à nutrição enteral, por obrigatoriedade devida alguma alteração do trato gastrointestinal e ingestão menor de 60% do total calórico ou então negação de se alimentar via oral.
Palavras-chave: Nutrição enteral
Desnutrição
Idosos
Internação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/377
Data do documento: 1-Dez-2017
Aparece nas coleções:NUTRIÇÃO

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Nathalia Gonçalves dos Santos.pdfpdf1.11 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.