EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3705
Tipo: Artigo
Título: ANÁLISE DA QUALIDADE DA ÁGUA DA NASCENTE DO RIO PIRAPÓ EM ÁREA URBANA DO MUNICÍPIO DE APUCARANA-PR E DE SEU AFLUENTE RECEPTOR
Autor(es): GONÇALVES, Fernanda Daniela
BEHREND, Rômulo Diego de Lima
UEDA, Ana Cláudia
AZENHA, Thiago Dias
BOLDRIN, Renan
Abstract: O Rio Pirapó é um corpo hídrico de suma importância para as regiões norte e noroeste do Paraná, abastecendo importantes centros urbanos desta região, a exemplo de Maringá. Apesar do tamanho e da importância, o Rio Pirapó nasce pequeno, aflorando embaixo de uma antiga casa na região central do município de Apucarana, onde é canalizado até um afluente, também localizado em área urbana. O estudo tem por objetivo monitorar a qualidade da água da nascente do Rio Pirapó e seu afluente receptor. O monitoramento consiste em analisar parâmetros físico-químicos da qualidade da água, tais como pH, turbidez, condutividade elétrica, temperatura, oxigênio dissolvido e sólidos totais, e também análise visual de parâmetros do entorno do manancial, como: conformidade da APP, presença de cercamento, resíduos sólidos, óleos e graxas e espuma aparente. Devido à importância do corpo hídrico para região se faz necessário monitorar não apenas a qualidade de suas águas, mas também do entorno da área de manancial e de seu afluente, que são peças fundamentais para a manutenção da qualidade do corpo hídrico. Com os dados obtidos no monitoramento espera-se verificar a qualidade da água, bem como oferecer metas para recuperação de parâmetros em desconformidade, a fim de alcançar uma melhor qualidade ambiental do corpo hídrico.
Palavras-chave: Bacia hidrográfica
Recursos hídricos
Rio Pirapó
Monitoramento ambiental
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3705
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Fernanda Daniela Gonçalves.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de outubro de 2019)397.4 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.