EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3698
Tipo: Artigo
Título: ANÁLISE QUALITATIVA DOS FILAMENTOS DE IMPRESSÃO 3D UTILIZADOS PARA A CONSTRUÇÃO DE UM PROTÓTIPO ESTRUTURAL DE UMA PONTE SUSPENSA
Autor(es): TAMIOZZO, Bianca
BERTO, Lilian Keylla
SILVA, Maicon Douglas Leles da
REZENDE, LucianaCristina Soto Herek
Abstract: O setor da construção civil gera um exorbitante volume de resíduos da construção civil, podendo afetar a qualidade do meio ambiente e o tripé da sustentabilidade devido ao seu processo produtivo. Atualmente, grandes tecnologias vêm sendo criadas, dentre elas, a impressão 3D tem a tendência de ser promissora, já que possui muitos fatores que influenciam em uma construção sustentável. Esta pesquisa terá como finalidade analisar qualitativamente os filamentos utilizados na impressão 3D para a construção de um protótipo de uma ponte suspensa com ênfase em analisar sua estrutura. Para a realização deste projeto serão efetuadas revisões bibliográficas, utilizando as bases de dados: Scielo, Web of Science e Science Direct. Como critérios de processos de indexação serão utilizados os fatores cronológicos e a relevância no setor da construção civil. Serão investigados os parâmetros técnicos, físico-químicos e mecânicos, tais como: diâmetro, umidade, rigidez, elasticidade e cor, por meio de uma tabela comparativa. Será realizada uma análise de dados bibliográficos da distribuição das empresas no contexto global. Para o desenvolvimento do um protótipo estrutural de uma ponte suspensa, serão investigados os efeitos estruturais, por meio do programa FTOOL. Para a reprodução em escala de laboratório do protótipo da ponte suspensa, será utilizada a impressora 3D, sendo que a estrutura tridimensional será criada e manipulada utilizando o programa SolidWorks e com a ferramenta SimulationXpress. Espera-se com esse estudo obter resultados satisfatórios, contribuindo para a construção civil e consequentemente para a sustentabilidade.
Palavras-chave: Construção civil
Sustentabilidade
Tecnologia
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3698
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Bianca Tamiozzo.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de outubro de 2019)86.6 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.