EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3697
Tipo: Artigo
Título: TECNOLOGIAS DE TRATAMENTO DE ESGOTO SANITÁRIO, UM ESTUDO DE CASO NO MUNICÍPIO DE ÂNGULO/PR
Autor(es): BARBIERI, Barbara Losano
CALDERARO, Fernando Pereira
Abstract: Com o grande aumento da população morando em cidades, a geração de esgoto sanitário tornou-se extremamente alta, fazendo-se necessário estações de tratamento cada vez mais compactas e eficientes. Felizmente as tecnologias de tratamento de esgoto acompanharam o aumento na geração do mesmo, garantindo diferentes formas de tratamento que asseguram a qualidade da água para lançamento em corpos hídricos. Este trabalho objetiva apresentar os dados da pesquisa em andamento que tem como objetivo identificar as diferentes tecnologias disponíveis no mercado e selecionar, por uma série de critérios espaciais, econômicos e de capacidade, qual é a mais indicada para o tratamento de esgoto sanitário no município de Ângulo/PR. A fim de cumprir tal objetivo, será realizado um levantamento sobre a situação do esgoto atual no município, bem como uma busca por tecnologias para o tratamento de esgoto sanitário, podendo assim avaliar as vantagens e desvantagens de cada tecnologia de tratamento de esgoto e definir a que mais atende a realidade do município. O estudo trata de uma pesquisa aplicada com pesquisa bibliográfica e estudo de caso, comparando várias tecnologias de tratamento de esgoto sanitário disponíveis na atualidade. Com os resultados esperamos indicar o tratamento com a maior viabilidade tecnológica e econômica e se possível contribuir para a melhoria do meio ambiente do município supracitado.
Palavras-chave: Águas residuais
Municípios pequenos
Saneamento básico
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3697
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Barbara Losano Barbieri.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)174.52 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.