EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3685
Tipo: Artigo
Título: DIGESTIBILIDADE IN VITRO DE EXTRATO METANÓLICO MICROENCAPSULADO DE STEVIA REBAUDIANA
Autor(es): CIOTTA, Simone Rocha
HODAS, Fabiane
ZORZENON, Maria Rosa Trentin
RASPE, Djéssica Tatiane
MILANI, Paula Gimenez
COSTA, Silvio Claudio da
Abstract: Stevia rebaudiana é um arbusto perene pertencente à família Asteraceae e além de conter adoçantes naturais, possui também uma mistura complexa de compostos de baixo peso molecular dentre eles fenólicos, terpenóides e flavonoides, os quais apresentam propriedades antioxidantes e tornam extratos de Stevia possíveis como aditivos alimentares. Sendo assim o objetivo deste trabalho foi avaliar por meio da simulação da digestão in vitro em diferentes condições (boca, estômago e intestino), a biodisponibilidade de compostos fenólicos e a atividade antioxidante dos extratos metanólico livre e microencapsulado obtido das folhas de Stevia rebaudiana. Foram simuladas separadamente cada condição de digestão (boca, estômago e intestino) com o extrato metanólico livre e com o microencapsulado, das quais foram retiradas alíquotas e destas foram analisados o teor de compostos fenólicos totais bem como a atividade antioxidante. Resultados mostraram uma maior biodisponibilidade de compostos fenólicos para o extrato metanólico microencapsulado em todas as condições de digestão analisadas. Quanto à atividade antioxidante, não foram notadas perdas ao se comparar o extrato livre e microencapsulado em ambas as condições do estômago. Nas demais condições, notou-se uma maior atividade antioxidante das microcápsulas, o que sugere que de fato a microencapsulação foi efetiva no impedimento de degradação dos compostos bioativos durante o processo de digestão in vitro, podendo ser considerada eficiente na proteção desses compostos visando a possível incorporação destes à alimentos funcionais.
Palavras-chave: Atividade antioxidante de extrato de stevia
Biodisponibilidade de extrato de stevia
Biodisponibilidade de compostos fenólicos
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3685
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Simone Rocha Ciotta.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)306.36 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.