EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3603
Tipo: Artigo
Título: COMPOSIÇÃO DO ZOO PLÂNCTON EM UM LAGO URBANOARTIFICIAL, EM DOIS PERÍODOS HIDROLÓGICOS DISTINTOS
Autor(es): MOTA, Anna Julya de Macedo Machado
SANTOS, Gabriela Naomi Tanaka dos
MANTOVANO, Tatiane
BONECKER, Claudia Costa
Abstract: O zooplâncton é responsável pela transferência de energia entre os produtores primários e outros consumidores nos ambientes aquáticos, além de contribuir para ciclagem de nutrientes. Neste estudo, investigou- se a composição dessa comunidade em um lago urbano, localizado no Parque do Ingá, Maringá- PR. Amostragens foram realizadas durante 10 dias em maio/junho de 2018 (período seco) e 10 dias em janeiro/fevereiro de 2019 (período chuvoso). As amostras foram obtidas em três pontos, na região pelágica, na sub- superfície, meio e fundo, sendo filtrados 100 litros por amostra em rede de plâncton (68μm), com auxílio de moto- bomba. A contagem dos organismos e a identificação das espécies foram realizadas sob microscópio óptico, com auxílio da câmara de Sedegwick-Rafter, modificada. Foram estimados a riqueza e o índice de constância das espécies. A composição zooplanctônica foi descrita por 43 espécies, com o predomínio dos rotíferos (31 espécies). A maior riqueza de espécies foi registrada no período de seca (32 espécies). A maioria das espécies ocorreu de forma acidental, e não diferiu entre os períodos. Por outro lado, a maioria das espécies constantes e acessórias ocorreu no período de seca. Os resultados mostraram uma maior representatividade da comunidade no período de seca, porém a raridade das espécies predominou nos dois períodos.
Palavras-chave: Índice de constância
Riqueza de espécies
Rotíferos
Zooplanctônica
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3603
Data do documento: 30-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANA JULYA DE MACEDO MACHADO MOTA.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)219.06 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.