EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3575
Tipo: Artigo
Título: APLICAÇÃO DE CRITÉRIOS DE FALHA EM ELEMENTO SÓLIDO TRIDIMENSIONAL ISOTRÓPICO
Autor(es): NUERNBERG JUNIOR, Claudio
MIOTTO, José Luiz
Abstract: Os critérios de falha são imprescindíveis para a prática da engenharia de estruturas, tendo em vista que aproximam os resultados de ensaios laboratoriais das situações reais de utilização dos materiais. A presente pesquisa teve como objetivos a apresentação de diferentes critérios de falha para materiais sólidos e sua aplicação em um exemplo ilustrativo. Foram apresentados os conceitos de ductilidade, fragilidade, elasticidade e plasticidade dos materiais. Em seguida, foram mostrados a representação tensorial do estado de tensões e o conceito de tensões principais. As teorias de falha da Tensão Normal Máxima, da Tensão de Cisalhamento Máxima, da Energia Total de Deformação e da Energia de Distorção foram explicadas de forma sintetizada, sendo introduzido seu equacionamento para o estado geral de tensões e apresentadas suas recomendações de uso. Em seguida, um exemplo de aplicação das quatro teorias foi resolvido, utilizando- se um elemento infinitesimal de aço ASTM A36. Desse modo, foi possível se demonstrar as aplicações das teorias de falha em uma situação próxima da realidade. A Teoria da Tensão de Cisalhamento Máxima se mostrou mais conservadora do que a Teoria da Energia de Deformação.
Palavras-chave: Tensores
Escoamento
Ruptura
Elasticidade
Plasticidade
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3575
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CLAUDIO NUERNBERG JUNIOR.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)553.07 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.