EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3574
Tipo: Artigo
Título: RESÍDUOS DE CONSTRUÇÃO CIVIL : GERAÇÃO, GESTÃO E USO PARA FINS DE PAVIMENTAÇÃO
Autor(es): SOUZA, uliana Maria de
LUKIANTCHUKI, Juliana Azoia
Abstract: A expansão dos centros urbanos vem ocasionando um aumento nas quantidades de estruturas e infraestruturas urbanas. Juntamente ao crescimento da quantidade de construções, ocorre um aumento do volume de resíduos sólidos urbanos, principalmente os referentes à construção civil (RCC). Assim sendo, surge a necessidade de novas técnicas de tratamentos desses materiais descartados, a fim de minimizar seu impacto ambiental negativo. Partindo deste posicionamento, diferentes pesquisas em todo o mundo vêm buscando alternativas para uma melhor gestão de RCC. Neste contexto, o presente trabalho tem como objetivo avaliar a geração de RCC no Brasil e outros países e como a gestão desses resíduos pode ser regulamentada através de legislações. Propõe-se também a realização de um levantamento bibliográfico a fim de exemplificar onde o conhecimento adquirido resultou em casos de aplicações práticas do RCC para fins de pavimentação. Concluiu- se que a redução dos impactos gerados pelo RCC com o desenvolvimento de novos produtos comerciais se mostrou viável, como por exemplo, estradas executadas com essa matéria- prima.
Palavras-chave: Agregados reciclados
Sustentabilidade
Gerenciamento de resíduos
RCC
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3574
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JULIANA MARIA DE SOUZA.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)346.87 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.