EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3533
Tipo: Artigo
Título: IMPRENSA E LEITURA EM PAUTA NA REVISTA CATÓLICA A CRUZADA (1926 - 1931)
Autor(es): PAULA, Andressa
Abstract: Em vista do incentivo papal quanto a criação de periódicos iniciado no século XIX e prosseguido nas primeiras décadas do século XX, diversas paróquias, dioceses e grupos leigos lançaram jornais e revistas em vários países. No Brasil o discurso dos pontífices foi reafirmado por bispos em cartas pastorais que apresentavam diretrizes, objetivos e a necessidade de participação dos leigos na propagação dessas publicações. Em consonância com esses encaminhamentos foi lançada em março de 1926 a revista mensal A Cruzada, editada em Curitiba pela Mocidade Católica Paranaense. Com o objetivo de analisar as publicações dessa revista quanto ao seu posicionamento sobre a utilização da imprensa e da prática da leitura pelos católicos, realizamos a coleta, leitura e tabulação das 55 edições lançadas entre 1926 a 1931. Identificamos que o grupo de leigos responsável pela editoração da revista possuía a linguagem autorizada pela instituição católica em falar/escrever enquanto representantes da Igreja, posição que era legitima da pela presença do Padre Antonio Mazzarotto na diretoria do grupo e do periódico. Com a intenção de propagar a imprensa católica e de formalizar a prática da sua leitura pelos fiéis da Igreja, A Cruzada se lançou na campanha pela “boa imprensa” (periódicos católicos) e em combate a “má imprensa” (periódicos anticlericais, de outras denominações religiosas e/ou neutros).
Palavras-chave: Igreja Católica
Leigos
Paraná
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3533
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANDRESSA PAULA.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)226.67 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.