EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3118
Tipo: Artigo
Título: ATENDIMENTOS POR DOENÇAS RESPIRATÓRIAS DA POPULAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE MARINGÁ-PARANÁ
Autor(es): BUNGART, Viviane Fonseca
TOKARSKI, Aline de Guzella
CORTEZ, Diógenes Aparício Garcia
CORTEZ, Lucia Elaine Ranieri
Abstract: Na atenção básica, as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) realizam atendimentos de média complexidade no serviço de urgência e emergência, com o objetivo de diminuir o contingente dos ambientes hospitalares. É visto que as doenças do trato respiratório caracterizam-se como um dos principais motivos que levam a procura deste serviço, principalmente pelo público infantil. Este projeto tem como objetivo analisar os atendimentos em urgência e emergência por doenças respiratórias na população infantil no município de Maringá Paraná. O estudo foi quantitativo descritivo e retrospectivo dos registros de atendimentos em urgência e emergência por doença respiratória (DR) em crianças que procuraram os serviços da UPA zona Sul na cidade de Maringá-PR. Nos prontuários foram avaliadas as seguintes variáveis: idade, sexo, horário da procura do serviço, quadro respiratório, e os dados foram digitados e armazenados em uma planilha eletrônica utilizando recursos de informática (Microsoft Excel ® - versão Office 2007®). Através dos dados coletados pode-se inferir que a maior procura foi pelo sexo masculino, durante o período noturno. A maioria dos diagnósticos foi de IVAS, tendo as infecções agudas das vias aéreas superiores de localizações múltiplas e não especificadas a maior prevalência até os 05 anos de idade e permanecendo entre os diagnósticos mais frequentes até os 12 anos de idade incompletos.
Palavras-chave: Urgência e emergência
Quadros respiratórios
População infantil
UPA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3118
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
viviane_fonseca_bungart_2.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)265.97 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.