EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3116
Tipo: Artigo
Título: ORQUESTRA FILARMÔNICA: AVALIAÇÃO DOS EFEITOS AUDITIVOS E DA MUDANÇA TRANSITÓRIA DOS LIMIARES AUDITIVOS
Autor(es): SOUSA, Giseli Guedes de
REIS, Jaiana Figueiredo
Abstract: O ruído é um agente nocivo à saúde, mais frequentemente no ambiente de trabalho, onde pode levar a distúrbios auditivos temporários e permanentes. A mudança permanente dos limiares auditivos ou perda auditiva induzida por ruído (PAIR) é o resultado da destruição das células ciliadas, como consequência a exposição aos níveis elevados de ruído, com o ápice entre 10 e 15 anos, sendo um dano permanente. A mudança transitória dos limiares auditivos é a alteração temporária, devido à fadiga auditiva, horas após o término da exposição ao ruído, acontece à recuperação dos limiares auditivos. Com isso, o objetivo é identificar a presença da mudança transitória do limiar auditivo e efeitos auditivos em 22 músicos da Orquestra Filarmônica, sendo utilizados os seguintes materiais: audiômetro, otoscópio, decibelímetro e o questionário elaborado pela pesquisadora com 14 questões fechadas. Será realizada inspeção do meato acústico externo dos sujeitos, para verificar se há presença de rolha ceruminosa, infecção no ouvido em perfuração da membrana. A coleta de dado será feita através das audiometrias tonal e vocal, ambas feitas em um dia agendado antes do ensaio com repouso acústico, e novamente realizadas posteriormente ao término do ensaio, para que sejam comparadas, também será aplicado um questionário para identificar quais são os efeitos auditivos e o conhecimento sobre a audição. A análise de dados será qualiquantitativa, e tem como resultado verificar se há presença de mudança transitória dos limiares auditivos e identificar os efeitos auditivos em músicos da orquestra filarmônica.
Palavras-chave: Fadiga auditiva
Ruído ocupacional
Música
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3116
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jaiana_Figueiredo_Reis.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)282.51 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.