EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3053
Tipo: Artigo
Título: RELAÇÕES ENTRE AFETIVIDADE E SEXUALIDADE EM CASAIS IDOSOS
Autor(es): SILVA, Évelin Mayara de Oliveira
SANTOS, Noely Cibeli
Abstract: A população brasileira vem passando por modificações em sua estrutura compatíveis com uma rápida transição demográfica, processo pelo qual ocorreu uma queda na taxa de fecundidade, natalidade, mortalidade e aumento da esperança de vida. Desta forma tendo um aumento significativo de pessoas mais idosas. Os aspectos biológicos do envelhecer é um processo de alterações morfológicas e funcionais do organismo que irreversivelmente irá acontecer com o tempo. Já os aspectos psicológicos, vão representar acúmulo de vivências, experiências, que devem ser valorizadas tanto pelo idoso quanto pela sociedade. Assim a velhice não pode ser vista exclusivamente por uma perspectiva biológica, porque o homem não é somente uma entidade biológica, é também um ser social, cultural, psicológico e espiritual. Tanto o envelhecimento como a sexualidade é processo natural, que apresenta aspetos fisiológicos e emocionais e que se manifesta de forma diferenciada em cada indivíduo. A sexualidade para o idoso não é restrita ao ato sexual em si, mas envolve outros aspectos da vida, inclusive afetividade, que inclui sentimentos, emoções, paixões, estado de humor e sentido de vida. A compreensão da relação entre afetividade e sexualidade na velhice é relevante para a promoção do envelhecimento bem sucedido. Trata-se de um estudo exploratório, descritivo e de caráter qualitativo, com objetivo de compreender as relações afetivas e suas repercussões em casais idosos. A pesquisa será realizada no território da Associação Norte Paranaense da Igreja Adventista do Sétimo Dia em Maringá e região. Irão participar idosos adventistas com plena capacidade cognitiva confirmada através da realização do teste do relógio, casados e que desejam colaborar com a pesquisa. Serão realizadas entrevistas feitas por meio de questionário semi estruturado, contendo questões norteadoras que identifique a importância das relações de afetividades e sexualidade em casais de idosos. As entrevistas serão analisadas através da técnica de análise de conteúdo de acordo com Bardin.
Palavras-chave: Afetividade
Idosos e sexualidade
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3053
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
evelin_mayara_de_oliveira_silva.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)284.65 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.