EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3050
Tipo: Artigo
Título: CONDUTAS ALIMENTARES SEGUNDO OS TIPOS DE VÍNCULO DE PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DE LONDRINA - PR
Autor(es): SANTOS, Elizângela Santana dos
Mesas, Arthur Eumann
DIAS, Douglas Fernando
BORTOLETTO, Maira Sayuri Sakay
ANDRADE, Selma Maffei de
GONZÁLEZ, Alberto Durán
Abstract: A alimentação saudável é recomendada pelos profissionais da área da saúde como prevenção de várias doenças, porém, o estilo de vida moderno é caracterizado por poder influenciar na escolha dos alimentos da população. Considerando o trabalhador docente, devido a sobrecarga de trabalho e falta de tempo, é possível que os mesmos possam escolher alimentos de fácil preparo ou prontos para ganhar tempo em seu dia-a-dia. Existem dois tipos de contratos de professores: estatutário e não estatutário, e embora as duas classes sofram a precarização docente, o contrato não estatutário é o mais prejudicado por características do vínculo empregatício. Sendo assim, objetivou-se analisar a adoção das condutas alimentares de professores da rede estadual de educação segundo os vínculos de trabalho através de formulário e questionário em 20 escolas da rede estadual de Londrina aplicados em 2012 e 2013. Este estudo pertence ao projeto: “Saúde, Estilo de Vida e Trabalho de Professores da Rede Pública do Paraná”, identificado como PRÓ-MESTRE. As condutas alimentares foram categorizadas em consumo em baixa e/ou média frequência e consumo em alta frequência. Foi classificado como condutas alimentares recomendadas o consumo de frutas, consumo de verduras e/ou legumes, retirada da gordura da carne vermelha e retirada da pele da carne de frango. Já as condutas não recomendadas foram: substituição de refeições por lanches, o consumo de alimentos pré-preparados, consumo de bebidas industrializadas, consumo de salgadinhos ou doces entre refeições principais e comer assistindo televisão ou em frente ao computador. Dos 978 professores entrevistados, 672 (68,7%) eram estatutários e 306 (31,3%) não estatutário s, houve predomínio do sexo feminino (68,5%). Os professores estatutários apresentaram maior prevalência de adoção de condutas recomendadas em alta frequência, no entanto, os não estatutários apresentaram maiores prevalências de alta frequência para as condutas não recomendadas. Destaca-se que para o consumo de pré-preparados, o consumo em alta frequência se associou ao vínculo e perdeu associação apenas com a inserção do bloco de condições de trabalho. Concluiu-se que, professores com vínculo precário tendem a adotar com maior frequência o consumo de alimentos pré-preparados e que provavelmente esta característica tem por finalidade o ganho de tempo.
Palavras-chave: Comportamento alimentar
Contratos
Docentes
Hábitos alimentares
Trabalhadores
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3050
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
elizangela_santana_dos_santos_2.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)287.15 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.