EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2946
Tipo: Artigo
Título: ANÁLISE CARTOGRÁFICA DO PLANO DIRETOR DO MUNICÍPIO DE POUSO ALEGRE/MG
Autor(es): MORAES, Maria Itaiana Ferreira de
SANT’ANA, Thiago César Frediani
Abstract: A vida social do homem está vinculada a ação de interação entre si e a natureza, é da natureza que o homem retira os recursos necessários para a sua sobrevivência, a partir da necessidade de conhecer o seu espaço, identificar problemas, trazer melhores condições de vida para a população e preservar áreas do meio ambiente surge o Plano Diretor. Sabe-se que a cartografia é a ciência que trata dos estudos relacionados à elaboração e utilização dos mapas, o seu uso passou a ser muito importante para a elaboração do Plano Diretor. É a base cartográfica que dá suporte através dos mapas e da representação gráfica fornecendo subsídios técnicos que permite informações precisas a cerca do território na qual está sendo desenvolvido o Plano Diretor. A cartografia é um instrumento muito importante no conjunto de ações que compõem a política urbana, é através dela que se pode verificar a eficácia dos inúmeros fatores que conduz ao desenvolvimento urbano. O Presente projeto tem como objetivo analisar o material cartográfico do Plano Diretor do município de Pouso Alegre –MG e verificar se ele é suficiente para compreender e auxiliar no planejamento e desenvolvimento urbano do município. Para a realização deste projeto serão utilizadas pesquisas bibliográficas, pesquisa em artigos e sites específicos, fundamentada em conceitos de autores renomados no tema da presente pesquisa. O estudo visa contribuir com a análise do material cartográfico do Plano Diretor do município com a criação de estratégias que auxiliem no desenvolvimento e na expansão urbana, objetivando atender as necessidades sociais, ambientais, educacionais e econômicas do município.
Palavras-chave: Cartografia
Desenvolvimento urbano
Planejamento
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2946
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
maria_itaiana_ferreira_de_moraes_1.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)509.96 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.