EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2899
Tipo: Artigo
Título: EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM ESTUDO SOBRE AS CAUSAS DA EVASÃO E AS AÇÕES DE RETENÇÃO
Autor(es): FUJIKAWA, Patricia Satie
MARTINS, Carolina Zavadzki
BATALLINI, Cristiane Sousa da Silva
MEDERS, Cristiane de Fátima
KOLM, Aliciane
Abstract: A evasão é uma das preocupações das Instituições de Ensino Superior, principalmente das que oferecem cursos na modalidade a distância. Portanto, o objetivo desse artigo é apresentar as causas da evasão em um curso de graduação na modalidade a distância e apresentar as principais ações de retenção adotadas no curso. Com o propósito de alcançar este objetivo foi realizado um estudo de caso de natureza quantitativa e qualitativa. Para fazer a coleta de dado s foram utilizados documentos (relatórios) disponíveis no sistema online da instituição e uma entrevista com o gestor do curso. Nessa pesquisa foi possível constatar que as principais causas da evasão no curso pesquisado são as seguintes: conciliar o trabalho com os estudos e a questão financeira do discente. Além disso, também foi possível identificar que a principal ação de retenção adotada no curso se refere a criação de vínculo do discente com o curso, por meio do papel do tutor.
Palavras-chave: Educação à distância
Evasão
Retenção
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2899
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
patricia_satie_fujikawa_1.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)293 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.