EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2886
Tipo: Artigo
Título: A PROMOÇÃO DAS CULTURAS RELIGIOSAS: UM ESTUDO DE CASO A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS ENTRE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA PÚBLICA E A MESQUITA MUÇULMANA “CHEIQUE MOHAMAD BEN NASSER AL UBUDI”, EM MARINGÁ - PR
Autor(es): PEREIRA, Luciene Maria Pires
ARAÚJO, Marcelo Silva de
FRIEDRICH, Veroni
Abstract: A promoção de entendimentos sobre as culturas religiosas é uma demanda do mundo contemporâneo. Entende-se como sendo necessário educar e sensibilizar indivíduos para as diferentes formas de exercício da dimensão religiosa. É igualmente relevante instruir sobre a diversidade de Bens Culturais religiosos. Expressando tal entendimento, a legislação educacional do Brasil define que essa é uma competência também pertinente e legítima aos estabelecimentos escolares direcionados à Educação Básica. Por sua vez, percebe-se que para o cumprimento dessa diretriz pedagógica, os espaços escolares têm contado com o apoio e parceira de instituições religiosas. A presente pesquisa, tendo como referência um aparato teórico e metodológico próprios do campo da História, é voltada a analisar aspectos desse intercâmbio.Realizamos aqui um estudo de caso a partir das ações desenvolvidas entre a “Mesquita Muçulmana Cheique Mohamad Ben Nasser Al Ubudi” e algumas escolas estaduais do município de Maringá. O objetivo é, ao término dessa ação investigativa, pontuar aspectos dessa interação, ou ainda, indicar em que medida essa se faz útil às diretrizes educacionais definidas para a abordagem das culturas religiosas no âmbito da Educação Básica.
Palavras-chave: Culturas religiosas
Ensino religioso
Patrimônio cultural
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2886
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
marcelo_silva_de_araujo_1.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)267.42 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.