EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2849
Tipo: Artigo
Título: QUANTIFICAÇÃO DE POLISSACARÍDEOS DE DIFERENTES ESPÉCIES DE BAMBU GIGANTE
Autor(es): NOVAKOWSKI, Marcos Felipe Vitor
SILVA, Rafael Henrique de Souza
SANTOS, Wanderley Dantas dos
BIDO, Graciene de Souza
Abstract: O Bambu vem despertando o interesse de muitos pesquisadores, pois tem grande potencial para substituir a madeira, e assim pode ser utilizado tanto no ramo da alimentação, fabricação de móveis, construção civil, artesanato, geração de energia, entre outros recursos, como também apresenta valor paisagista. Há espécies que ultrapassam 40 metros de altura e em determinadas épocas do ano, podem crescer aproximadamente até meio metro por dia, o que permite a obtenção de grande quantidade de matéria-prima para a produção bioenergética. O Bambu pode ser utilizado para a produção de biocombustíveis e constitui alternativa renovável e sustentável, considerando sua alta taxa de crescimento, fácil manejo e potencial de regeneração após o corte. O amido e os polissacarídeos de parede celular podem ser utilizados para obtenção de energia renovável e sustentável. Neste trabalho será quantificado os carboidratos de reserva e da parede celular das espécies Phyllostachis edulis e Dendrocalamus giganteus de Bambu gigante, com intuito de comparar seus potenciais de geração de bioenergia. Espera-se que ambas as espécies apresentem valor energético potencial para a obtenção em escala industrial de bioenergia.
Palavras-chave: Bioenergia
Dendrocalamus giganteus
Phyllostachis edulis
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2849
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
marcos_felipe_vitor_novakowski_1.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)272.65 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.