EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2556
Tipo: Artigo
Título: BIG DATA COMO FERRAMENTA DE APOIO AO PROCESSO DECISÓRIO DAS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS
Autor(es): OLIVEIRA, Bruno Guilherme de Castro
BERARDI, Rita Cristina
SANTOS, Camila Emilly
Abstract: A quantidade de informações dentro de uma organização aumenta e se torna mais complexa, necessitando cada vez mais por dados mais numerosos, específicos e certeiros para subsidiar as tomadas de decisões. Nessa conjuntura percebe-se a importância de uma estratégia que guie a organização para que seja possível alcançar suas metas. A fim de minimizar os riscos resultantes de uma tomada de decisão inadequada, os gestores deverão embasá-la com informações relevantes e seguras. O crescimento exponencial no volume de dados gerados em função dos avanços tecnológicos e da mudança de comportamento dos consumidores garantirá às organizações informações suficientes para isso, de forma rápida. Esse fenômeno é chamado de Big Data. O objetivo da pesquisa é verificar o efeito do Big Data no processo de tomada de decisão de executivos. Esse estudo teve como universo as pequenas e médias empresas da região de Maringá e Umuarama-PR, no setor de Comércio Varejista, onde foi aplicado um questionário com 20 Questões, tendo 56 empresas que responderam. Buscou-se entender o perfil da empresa e do empresário, as fontes de dados que são utilizadas pelos gestores para o processo de tomada de decisão e as percepções dos fatores que dificultam a adoção da tecnologia do Big Data.
Palavras-chave: Big Data
Processo decisório
KDD
Pequenas empresas
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2556
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
bruno_guilherme_de_castro_oliveira.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)348.88 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.