EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2555
Tipo: Artigo
Título: PROPRIEDADE INTELECTUAL NA SAÚDE
Autor(es): SANTOS, Tatiane Garcia da Silva
ZULIANI, Andréia Mileski
CRUZ, Vilson Davi Corrêa da
TATTO, Luiz
GIMENES, Régio Marcio Toesca
Abstract: A necessidade de melhores condições na prestação de serviços na área da saúde vem promovendo inovações nesse setor. Essa necessidade surge com o intuito de solucionar diversos tipos de problemas nos atendimentos na área de saúde. Tornando relevante o estudo e a investigação na questão da propriedade intelectual no ramo hospitalar. Neste sentido, analisam-se a evolução dos hospitais a nível mundial e nacional através da descrição da sua evolução histórica, e, além disso, também destaca-se os benefícios da tecnologia, como meio que auxiliaram no desenvolvimento da prestação dos serviços médicos. O objetivo deste é apresentar a propriedade intelectual e algumas patentes submetidas do setor de saúde evidenciando-as como colaboradoras para o desenvolvimento da sociedade e fomentando pesquisas. Utilizou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa e como estratégia exploratória e descritiva. O artigo buscou evidenciar a importância do tema, disseminando esse conhecimento e esperando contribuir com o desenvolvimento da sociedade na área da saúde. O estudo tem como suporte teórico principal as obras de Guerra (2011), Abbas (2001) e Manual de Oslo (2005).
Palavras-chave: Disseminação
Hospital
Patentes
Propriedade intelectual
Tecnologia
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2555
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tatiane_garcia_da_silva_santos.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)341.98 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.