EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2498
Tipo: Artigo
Título: ARTICULAÇÃO ENTRE COMPUTADOR E OBJETO DE APRENDIZAGEM NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DAS PESSOAS COM AUTISMO
Autor(es): CARVALHO, Tereza Cristina De
Abstract: Este trabalho realiza uma analise a respeito da articulação entre computador e um Objeto de Aprendizagem – OA verificando se essa associação possibilita o processo de ensino e aprendizagem das pessoas com autismo. Para fomentar esse estudo, foi utilizado dados da pesquisa de mestrado da pesquisadora no que se refere ao uso do computador e de Objetos de Aprendizagem no processo de ensino e aprendizagem das pessoas com autismo, levando em consideração suas possíveis dificuldades e interesses, além das peculiaridades que envolvem esse transtorno. O estudo adotou um enfoque qualitativo, com o intuito de obter informações em diversos seguimentos a respeito do autismo, do processo de ensino aprendizagem e do uso do computador. Foi utilizado como critério de seleção, alunos com autismo que estivessem matriculados no ensino comum, desse modo, foram selecionados para a utilização do OA dois sujeitos com autismo, matriculados no ensino comum. O objetivo foi verificar se a articulação entre o computador e ao Objeto de Aprendizagem poderia melhorar a aprendizagem dessas pessoas. Os resultados alcançados mostraram que a articulação entre o computador e Objetos de Aprendizagem possibilita o ensino e aprendizagem desse público em específico, no entanto, suas características especiais não estão relacionadas a aquisição de conhecimento, já que como visto, as pessoas com autismo são “pensadores visuais” e necessitam recursos que possibilitem sua aprendizagem e o computador é um instrumento que facilita esse processo, proporcionando interação, comunicação e socialização.
Palavras-chave: Computador
Objeto de Aprendizagem
Ensino e Aprendizagem
Autismo
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2498
Data do documento: 3-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTICULAÇÃO ENTRE COMPUTADOR E OBJETO DE APRENDIZAGEM NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DAS PESSOAS COM AUTISMO..pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)324.02 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.