EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2495
Tipo: Artigo
Título: APRENDIZAGEM COLABORATIVA NO AVA - AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM
Autor(es): CANELA, Marinez Miguel
CARDOSO, Renata Simões de Brito
Abstract: O presente artigo3 objetivou refletir sobre a aprendizagem colaborativa no ambiente de aprendizagem do ensino à distância. Aprofundar conhecimento sobre o conceito de inteligência coletiva abordado pelo filósofo francês Pierre Lévy, e demais conceitos correlacionados ao tema como por exemplo: espaço do saber, ciberespaço, cibercultura e cosmopédia. Buscou-se através de uma pesquisa bibliográfica, compreender o conceito e estabelecer relações com o campo educacional identificando aspectos e ações relevantes a serem refletidas e em vista de sua viabilidade, desenvolvidas, no ambiente virtual de aprendizagem, visando à ampliação do saber colaborativo na educação à distância. Entende-se que os profissionais envolvidos nesta modalidade de ensino precisam compreender e apoderar-se destas novas possibilidades tecnológicas e interativas, das relações que se dão neste novo espaço do saber, criando novas competências para contribuir para a construção deste conhecimento coletivo.
Palavras-chave: Aprendizagem colaborativa
AVA - Ambiente Virtual de Aprendizagem
Pierre Lévy
Saber coletivo
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2495
Data do documento: 3-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
APRENDIZAGEM COLABORATIVA NO AVA - AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)317.4 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.