EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2477
Tipo: Artigo
Título: A EDUCAÇÃO NO IMPÉRIO BRASILEIRO: O MÉTODO LANCASTER
Autor(es): MENDONÇA, Camila Técla Mortean
COSTA, Maria Luisa Furlan
Abstract: Este artigo trata de uma pesquisa bibliográfica a respeito do império no Brasil: o método Lancaster. O objetivo principal é a verificação histórica do período em que houve o império no Brasil, o surgimento do método Lancaster, no que consiste este método e como foi a sua implantação e desenvolvimento no Brasil. O método Lancaster surgiu na Europa no final do século XVIII, seu precursor foi o inglês Joseph Lancaster (1778-1838), amparado nas ideias pedagógicas do pastor anglicano Andrew Bell (1753-1832). O método Lancaster consiste na utilização de alunos-monitores para o ensino da leitura, ou seja, os alunos que se destacam são chamados a serem alunos-monitores e passam a ensinar um grupo de alunos. No Brasil, este método foi inserido no período do império que ocorreu entre 1822 a 1889, por meio da Lei de 15 de outubro de 1827, a qual previa a inserção deste método para o ensino das primeiras letras. Diante disso, a pesquisa buscou verificar, em meio ao contexto do imperialismo no Brasil, como este método se instalou e foi desenvolvido. Os estudos dessa pesquisa apontaram que, mesmo sendo o método mais moderno na época, possuía algumas características que com o tempo se tornaram agravantes para a utilização do método no Brasil.
Palavras-chave: Educação
Império
Brasil
Método Lancaster
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2477
Data do documento: 3-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A EDUCAÇÃO NO IMPÉRIO BRASILEIRO - O MÉTODO LANCASTER.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)439.36 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.