EVENTOS Mostra Interna de Trabalhos de Iniciação Científica IX Mostra Interna de Trabalhos de Iniciação Científica e II Mostra Interna de Trabalhos de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação 2018
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSILVA, Matheus Sergio de Barros da-
dc.creatorBARBOSA, Magda Ribeiro de França-
dc.date.accessioned2019-08-21T20:43:53Z-
dc.date.available2019-08-21T20:43:53Z-
dc.date.issued2018-10-23-
dc.identifier.isbn978.85.459.1280-4-
dc.identifier.urihttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2077-
dc.description.abstractA presente pesquisa tem como objetivo fazer uma análise da legislação em vigor no Estado do Paraná no que se refere ao papel do Professor de Apoio Educacional Especializado (PAEE) com ênfase para o atendimento aos alunos com Transtorno do Espectro autista (TEA). Conjuntamente analisar as ações que podem ser desenvolvidas pelas instituições que pretendem fazer a inclusão dos educandos com transtornos globais do desenvolvimento. Para tanto, será realizada uma pesquisa bibliográfica, a partir de livros, revistas/periódicos especializados, teses, dissertações, legislação vigente, que tratam do assunto. A pesquisa é relevante uma vez que investigará aspectos concernentes à inclusão dos alunos com transtorno do espectro do autismo na escola no ensino comum, como evidenciar a importância do trabalho colaborativo entre PAEE e professor do ensino comum e encaminhar o trabalho educativo contemplando mudanças no currículo, metodologias, adaptações e flexibilizações curriculares, parceria com outros profissionais da área da saúde, a integração entre o aluno, sua família, entre outros, para assim atender a contento o educando, oportunizando que aprenda e se desenvolva. Espera-se com essa pesquisa, evidenciar que, dentre as questões fundamentais para que a inclusão de fato se efetive na escola de ensino comum, destaca-se a importância do trabalho do PAEE (professor de apoio educacional especializado) cuja finalidade é romper barreiras relacionadas ao preconceito, estigmas, discriminação do aluno com TGD, bem como, pensar em práticas pedagógicas que atendam às áreas prejudicadas, como, a comunicação, a socialização, buscando a minimização dos comportamentos que interferem no aprendizado e na inserção social, evidenciando sempre as potencialidades do educando e não as limitações presentes no momento. Também oferecer subsídios teóricos-práticos aos professores que atuam como PAEE para melhor encaminhar o trabalho no contexto escolar.pt_BR
dc.languagepor-
dc.publisherUNIVERSIDADE CESUMARpt_BR
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.subjectTEA (Transtorno do espectro autista)pt_BR
dc.subjectTrabalho colaborativopt_BR
dc.subjectPAEEpt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.titleINCLUSÃO DO ALUNO COM TEA (TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA) NO ESTADO DO PARANÁ: O PAPEL DO PROFESSOR DE APOIO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (PAEE)pt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.publisher.countryBrasil-
dc.publisher.initialsUNICESUMAR-
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matheus_sergio_barros_silva.doc.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no IX Mostra Interna de Trabalhos de Iniciação Científica e II Mostra Interna de Trabalhos de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (23 a 26 de outubro de 2018)403.68 kBAdobe PDFThumbnail
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