EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1987
Tipo: Artigo de Evento
Título: CONCEITO E IMPLEMENTAÇÃO DO MÉTODO CLÍNICO CENTRADO NA PESSOA NO CONTEXTO DE MÉDICOS DA ATENÇÃO BÁSICA
Autor(es): LIMA, Lesley Ane Roks de
SANTOS, Bianca Batista dos
SILVA, Gabriela Slaviero da
SANTOS, Aliny de Lima
Abstract: O objetivo do estudo foi apreender o conceito de Cuidado Centrado na Pessoa e sua aplicabilidade na prática cotidiana de médicos de equipes da Estratégia Saúde da Família. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, realizada junto a médicos de três Unidades Básicas de Saúde do município de Maringá, Paraná. Participaram da pesquisa seis equipes. Utilizou-se um questionário semiestruturado para caracterização socioeconômica, formação profissional e tempo de atuação na equipe, bem como algumas questões norteadoras baseadas nos pressupostos do método clínico centrado na pessoa. As entrevistas foram gravadas, transcritas em sua integralidade e submetidas à análise de conteúdo temática. Por meio da análise, foi possível obter resultados parciais, sendo assim, através do estudo percebeu-se que os entrevistados sentem um entrave social na operacionalidade do método, além de se constatar uma dificuldade na abordagem da relação médico-paciente. Em contrapartida, pode-se perceber que quando aplicado, o método auxilia no empoderamento do indivíduo e na harmonia interrelacional dos profissionais. Espera-se, com esse resultado, colaborar com evidências para uma melhor abordagem dentro dos serviços de saúde.
Palavras-chave: Assistência centrada na Pessoa
Relação Médico-Paciente
Serviços de Saúde
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1987
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--79850.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)177.04 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.