EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1977
Tipo: Artigo de Evento
Título: AVALIAÇÃO DO CONTROLE GLICÊMICO DE PACIENTES DIABÉTICOS DA CIDADE DE SARANDI-PR ATRAVÉS DE RESULTADOS LABORATORIAIS DE HEMOGLOBINA GLICADA
Autor(es): PINTO JUNIOR, Moyses
BORNIA, Elaine Campana Sanches
Abstract: O Diabetes Mellitus (DM) é um sério problema de saúde pública em todo o mundo. Pode trazer sérias complicações e até mesmo levar a morte, a doença necessita de um acompanhamento preciso para seu controle. A hemoglobina glicada (A1C) é formada através de um processo chamado glicação, que é quando a glicose entra em contato com as hemácias presentes no sangue. Sabendo que a vida média de uma hemácia no organismo é de 120 dias, a dosagem da A1C revelam os níveis de glicose que possibilitam uma avaliação da glicemia do paciente em um período maior de tempo. Os estudos “Diabetes ControlandComplicationsTrial (DCCT)” de 1993 e “United KingdomProspective Diabetes Study (UKPDS)” de 1998, evidenciaram que níveis de hemoglobina glicada abaixo de 7% em diabéticos proporcionam redução das complicações da doença. O presente trabalho, através de resultados laboratoriais de Hemoglobina Glicada e Glicemia média coletados em um laboratório de análises clínicas da cidade de Sarandi- PR, busca identificar se o tratamento da população diabética está sendo efetiva. Os resultados de hemoglobina glicada encontrados indicam que o tratamento da maioria dos pacientes analisados está sendo efetivo (excelente e bom controle). Concluiu-se que a população diabética estudada está, em sua maioria, com um excelente ou bom controle de glicemia.
Palavras-chave: Controle Glicêmico
Diabetes Mellitus
Glicemia Média
Hemoglobina Glicada
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1977
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--79627.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)200.85 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.