EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1876
Tipo: Artigo de Evento
Título: A HISTÓRIA DA LOUCURA NO BRASIL E A POLÍTICA NACIONAL DE PROMOÇÃO DA SAÚDE: UMA REVISÃO HISTÓRICA
Autor(es): MARIANO, Ederson Fernando
MILANO, Rute Grossi
Abstract: O presente trabalho buscou analisar a história da loucura no Brasil desde seu descobrimento e compreender como este conceito foi se moldando ao longo dos anos, até a institucionalização da Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS) e analisar como esta contribuiu para um novo olhar sobre a doença mental. A história da loucura no Brasil foi uma luta desde a colonização do país, ao longo das décadas as lutas foram se intensificando, assim como a democratização do país. Foi em 2001 com a Lei da Reforma Psiquiátrica que a loucura e o doente mental ganharam direitos sociais e um novo olhar sobre sua doença. Já a PNPS é instituída em 2006 como forma de ratificar o compromisso do Brasil com a ampliação do conceito de saúde definido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela importância da participação dos sujeitos no seu processo de saúde-doença. O olhar para com a loucura vista dentro da PNPS sugere que a pessoa acometida com algum transtorno mental deve ser empoderada para o convívio familiar e social, ao passo que ela se fortalece diante de várias novas possibilidades sociais, não se devendo restringir o olhar para a doença em si. Concluímos que a PNPS deve contribuir para que o doente mental se torne protagonista da sua vida e saúde.
Palavras-chave: Saúde Mental
Promoção da Saúde
Empoderamento
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1876
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--80383.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)178.54 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.