EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1831
Tipo: Artigo
Título: HEMOGLOBINA GLICOSILADA EM IDOSOS DIABÉTICOS DE UMA UNIDADE DE SAÚDE EM MARINGÁ - PR
Autor(es): DEUS, Gabriella Alves De
PASQUALI, Paula Luiza
MATHEUS, Raissa Coelho
MIRANDA, Thais
YAMAGUCHI, Mirian Ueda
Abstract: O Diabetes Mellitus é uma das principais morbidades que acometem a população idosa, e esse número tende a crescer nas próximas décadas, acompanhando o envelhecimento populacional. Essa doença, quando atinge idosos, aumenta o risco de mortalidade, reduz a capacidade funcional, eleva as taxas de doenças coexistentes e amplifica a presença de síndromes geriátricas comuns. Logo, o controle da glicemia é fundamental, e uma forma de realizar esse controle é por meio do monitoramento dos níveis de Hemoglobina A Glicosilada (HbA1c), cujo valor é diretamente proporcional ao nível de glicose sanguínea. Níveis de HbA1c >7% estão associados a um maior risco de complicações crônicas do Diabetes. Dessa maneira, é preconizado que testes de HbA1c devem ser realizados, pelo menos, duas vezes ao ano para todos os pacientes diabéticos. Este estudo teve como objetivo analisar a concentração da HbA1C em idosos diabéticos. Trata-se de um estudo descritivo de corte transversal e quantitativo, cujos dados referentes ao nível de HbA1c foram obtidos dos prontuários de idosos cadastrados no programa HiperDia em uma Unidade Básica de Saúde de Maringá. Concluiu-se que o número de exames realizados está muito aquém do desejado, o que indica uma falha no acompanhamento da doença, podendo levar a complicações severas do diabetes.
Palavras-chave: Controle do diabetes
Diabetes
Hemoglobina glicada
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1831
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--79489.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)191.72 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.