EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1751
Tipo: Artigo
Título: PREVALÊNCIA DE FIBROMIALGIA NO SETOR DE HIDROTERAPIA DE UMA CLÍNICA DE FISIOTERAPIA NO NOROESTE DO PARANÁ
Autor(es): LAUREANO, Thaís Lorena
BARÃO, Vanessa Regina
ANTUNES, Mateus
MORALES, Rosangela Cocco
Abstract: O objetivo do presente estudo será analisar a prevalência dos pacientes portadores de fibromialgia que frequentaram de 2012 a 2016 o setor de hidroterapia de uma clínica de fisioterapia localizado em uma instituição de ensino superior no noroeste do Paraná. O presente estudo é do tipo retrospectivo com abordagem quantitativa, que será avaliada a prevalência dos portadores de Fibromialgia que foram atendidos no setor de hidroterapia de uma clínica de fisioterapia no período de 2012 a 2016, por meio das fichas de avaliação. Após a aprovação do Comitê de Ética e Pesquisa (CEP), o estudo será realizado por meio das fichas de avaliação dos pacientes cadastrados no respectivo período. O setor possui as seguintes fichas de avaliações elaboradas pelos responsáveis do setor: ficha de avaliação de hidroterapia, dermato-funcional, incontinência urinaria, avaliação fisioterapêutica, Ficha Pad Test. Os dados serão tabulados no programa Microsoft Excel 2010 e analisados por meio da estatística descritiva. Espera-se com este trabalho verificar se umas porcentagens significativas de pacientes com fibromialgia procuraram o atendimento no setor de hidroterapia no período de 2012 a 2016, pois a hidroterapia é uma oportunidade de promover e saúde e qualidade de vida destes pacientes.
Palavras-chave: Fibromialgia
Fisioterapia
Promoção da Saúde
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1751
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--80019.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)167.89 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.