EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1631
Tipo: Artigo
Título: A CULINÁRIA UCRANIANA NA CIDADE DE PRUDENTÓPOLIS, PARANÁ: ASPECTOS DA IMIGRAÇÃO E A INFLUÊNCIA CULTURAL DAS COMIDAS TÍPICAS
Autor(es): EDUVIRGEM, Renan Valério
Abstract: O presente artigo tem o objetivo de demostrar à importância da culinária ucraniana na cidade de Prudentópolis, Paraná. O munícipio de Prudentópolis está localizado na região Centro-sul deste estado. Está região recebeu elevada quantidade de imigrantes eslavos com a maior proporção de ucranianos após a segunda metade do século XIX. Estes imigrantes trouxeram com sigo suas culturas e costumes, inclusive sua culinária. O artigo evidenciará cinco comidas típicas tradicionais dos imigrantes da Ucrânia mais consumidas em seu cotidiano e nos períodos de festas comemorativas. Além de detalhar algumas comidas típicas da culinária eslava, em especial as mais consumidas pelos ucranianos na cidade de Prudentópolis, também foram abordados alguns aspectos do processo de migração. Em suma, foi possível concluir que a culinária ucraniana é componente fundamental na cultura, principalmente no município de Prudentópolis onde há elevada concentração de ucranianos, de modo que é imprescindível que os habitantes de Prudentópolis não percam a cultura de se alimentaram cotidianamente de suas comidas típicas, ou ao menos nos períodos festivos para que suas raízes não sejam esquecidas pelas próximas gerações.
Palavras-chave: Perohê
Centro-sul
Gastronomia
Comidas
Eslavo
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1631
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--79338.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)867.17 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.