EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1629
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorARAÚJO, Karina de Toledo-
dc.creatorBRAZ, Ana Carolina Athayde Raymundi-
dc.date.accessioned2019-08-14T17:43:19Z-
dc.date.available2019-08-14T17:43:19Z-
dc.date.issued2017-10-24-
dc.identifier.isbn978-85-459-0773-2-
dc.identifier.issn2594-4991-
dc.identifier.urihttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1629-
dc.description.abstractA escola deve considerar a relação da corporeidade e da motricidade humana com vistas à ampliação da visão de mundo dos estudantes durante os processos de ensino e de aprendizagem da leitura. Este trabalho configura-se como um estudo orientado sob a ótica da pesquisa qualitativa e descritiva. As técnicas e procedimentos metodológicos deste estudo tomam como orientação os pressupostos da pesquisa bibliográfica acerca do problema de pesquisa expresso por meio do seguinte questionamento: Como são consideradas as relações da leitura e corporeidade durante o processo de formação do leitor? As propostas de intervenção apresentadas foram adaptadas de variados planos de ensino e/ou propostas de oficinas, cujo conteúdo principal é a leitura. A seleção desses planejamentos foi realizada mediante levantamento de sites e blogs voltados às propostas metodológicas e de orientações didáticas para situações de ensino voltadas à leitura e que consideram a corporeidade e a motricidade como determinantes para a apropriação dos conteúdos e a experimentação de diferentes leituras com vistas à ampliação da visão de mundo. Concluímos nossas discussões considerando ser preciso que, durante os processos de ensino e aprendizagem de leituras, sejam consideradas a corporeidade e a motricidade humana. Isso amplia as possibilidades de entendimento e compreensão dos textos, assim como seduz o leitor quando provoca a reflexão por meio dessa leitura relacionando o seu ensino vinculado a corporeidade e a motricidade como determinantes para a apropriação dos conteúdos e ampliação da visão de mundo.pt_BR
dc.languagepor-
dc.publisherUNIVERSIDADE CESUMARpt_BR
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.subjectBrincadeiraspt_BR
dc.subjectCorpopt_BR
dc.subjectJogospt_BR
dc.subjectMovimentopt_BR
dc.subjectVisão de Mundopt_BR
dc.titleA CORPOREIDADE E O PROCESSO DE ENSINO DA LEITURA: PROPOSTAS DE INTERVENÇÕES PEDAGÓGICASpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.publisher.countryBrasil-
dc.publisher.initialsUNICESUMAR-
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--79932.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)229.18 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.