Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1629
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | ARAÚJO, Karina de Toledo | - |
dc.creator | BRAZ, Ana Carolina Athayde Raymundi | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-14T17:43:19Z | - |
dc.date.available | 2019-08-14T17:43:19Z | - |
dc.date.issued | 2017-10-24 | - |
dc.identifier.isbn | 978-85-459-0773-2 | - |
dc.identifier.issn | 2594-4991 | - |
dc.identifier.uri | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1629 | - |
dc.description.abstract | A escola deve considerar a relação da corporeidade e da motricidade humana com vistas à ampliação da visão de mundo dos estudantes durante os processos de ensino e de aprendizagem da leitura. Este trabalho configura-se como um estudo orientado sob a ótica da pesquisa qualitativa e descritiva. As técnicas e procedimentos metodológicos deste estudo tomam como orientação os pressupostos da pesquisa bibliográfica acerca do problema de pesquisa expresso por meio do seguinte questionamento: Como são consideradas as relações da leitura e corporeidade durante o processo de formação do leitor? As propostas de intervenção apresentadas foram adaptadas de variados planos de ensino e/ou propostas de oficinas, cujo conteúdo principal é a leitura. A seleção desses planejamentos foi realizada mediante levantamento de sites e blogs voltados às propostas metodológicas e de orientações didáticas para situações de ensino voltadas à leitura e que consideram a corporeidade e a motricidade como determinantes para a apropriação dos conteúdos e a experimentação de diferentes leituras com vistas à ampliação da visão de mundo. Concluímos nossas discussões considerando ser preciso que, durante os processos de ensino e aprendizagem de leituras, sejam consideradas a corporeidade e a motricidade humana. Isso amplia as possibilidades de entendimento e compreensão dos textos, assim como seduz o leitor quando provoca a reflexão por meio dessa leitura relacionando o seu ensino vinculado a corporeidade e a motricidade como determinantes para a apropriação dos conteúdos e ampliação da visão de mundo. | pt_BR |
dc.language | por | - |
dc.publisher | UNIVERSIDADE CESUMAR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | - |
dc.subject | Brincadeiras | pt_BR |
dc.subject | Corpo | pt_BR |
dc.subject | Jogos | pt_BR |
dc.subject | Movimento | pt_BR |
dc.subject | Visão de Mundo | pt_BR |
dc.title | A CORPOREIDADE E O PROCESSO DE ENSINO DA LEITURA: PROPOSTAS DE INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | - |
dc.publisher.initials | UNICESUMAR | - |
Aparece nas coleções: | X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
epcc--79932.pdf | Trabalho apresentado na modalidade comunicação oral no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017) | 229.18 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.