Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1578
Tipo: | Artigo |
Título: | UM ESTUDO CRÍTICO SOBRE AS METODOLOGIAS ATIVAS NA CONSTRUÇÃO DE SABERES |
Autor(es): | LEVORATO, Thalita Beatriz GOZZI, Fernanda BORDIN, Reginaldo Aliçandro |
Abstract: | Este texto tem como temática central as metodologias ativas, sobre as quais o objetivo delimitado foi o de discutir suas implicações para a construção do conhecimentos. Além disso, trata também do papel do professor e dos alunos nesse tipo de metodologia, bem como de sua aplicação na educação. Diante disso, a problemática delimitada foi: o que implica o uso de metodologias ativas na educação? O texto caracteriza-se em um estudo crítico em que a metodologia adotada foi o materialismo histórico-dialético e os procedimentos metodológicos envolveram a revisão analítica de livros e artigos. A relevância do tema se deve à crescente discussão sobre as metodologias ativas na educação e ao fato de que se enfatiza na literatura atual os aspectos positivos de sua utilização, sem estabelecer uma visão mais abrangente e crítica acerca das suas implicações para a educação. Sendo assim, nota-se que as metodologias ativas demonstram o aluno como responsável pela construção de seus próprios saberes a partir dos conhecimentos que já possuí e da atuação de um professor que atua como “facilitador”. Isso implica a necessidade de um olhar crítico a respeito da possível desvalorização do papel do professor e na perda da historicidade e cientificidade do conhecimento. |
Palavras-chave: | Conhecimento Educação Métodos Ativos |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | UNIVERSIDADE CESUMAR |
Sigla da Instituição: | UNICESUMAR |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1578 |
Data do documento: | 24-Out-2017 |
Aparece nas coleções: | X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
epcc--80331.pdf | Trabalho apresentado na modalidade comunicação oral no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017) | 198.71 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.