EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1556
Tipo: Artigo
Título: DA ADOÇÃO TARDIA E SUAS IMPLICAÇÕES NO BEM ESTAR DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
Autor(es): MARTINÉLLI, Wélyta Da Silva
SILVA, Sarah Tavares Lopes da
Abstract: A presente pesquisa tem por objetivo trazer uma reflexão acerca do instituto da adoção, especificamente a adoção tardia, as limitações trazidas pelos pretendentes à adoção nos perfis de crianças desejadas, as dificuldades em tornar efetiva a adoção tardia no Brasil. Busca-se uma abordagem quanto ao sistema de adoção no ordenamento jurídico brasileiro, bem como os princípios relacionados ao tema. Inicialmente serão apresentados os princípios basilares quanto à proteção da criança e do adolescente bem como os direitos pertinentes a estes menores de idade, as violações e privações sofridas em detrimento do abandono e do descaso social desses menores de idade. Também será tratada nesta pesquisa as normas quanto ao processo de adoção nacional e internacional, bem como as alterações trazidas com a nova Lei da adoção: n. 12.010/2009 e suas consequências no atual processo de adoção. Essa lei trouxe consigo diversos dispositivos para acelerar o processo de adoção das crianças e adolescentes que já se encontram com uma idade, considerada mais “avançada”, em prol de que estes tenham melhores condições de serem inseridos em um novo núcleo familiar, e gozar enfim do seu direito constitucional: o direito a convivência familiar. Busca-se, também, esclarecer e auxiliar na desmistificação dos pré-conceitos ainda presentes na sociedade, à adoção tardia carece de grande atenção por parte do Estado, bem como por parte da sociedade.
Palavras-chave: Adoção
Adoção tardia
Preconceito
Institucionalização
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1556
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--79654.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)220.36 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.