Show simple item record

dc.contributor.authorDias, Sandra Jouris
dc.contributor.authorEnisweler, Kely Cristina
dc.contributor.authorPires, Elocir Aparecida Corrêa
dc.contributor.authorMalacarne, Vilmar
dc.date.accessioned2019-08-13T20:30:48Z
dc.date.available2019-08-13T20:30:48Z
dc.date.issued2017-10-24
dc.identifier.isbn978-85-459-0773-2
dc.identifier.issn2594-4991
dc.identifier.urihttp://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1555
dc.description.abstractVinculado ao processo formativo do Licenciando em Pedagogia está a prática docente do professor formador, uma vez que este desempenha a importante tarefa de, durante a formação inicial, fornece noções bases do conhecimento profissional e promover a construção de saberes sobre a educação. Tendo isso em vista, o objetivo deste trabalho foi identificar e compreender quais são os principais desafios vivenciados pelos professores formadores que atuam na área de Ciências Naturais no curso de Pedagogia. A pesquisa de cunho qualitativo levantou dados em quatro Instituições de Ensino Superior que ofertam o curso de Pedagogia presencial localizados na cidade de Cascavel/PR. As técnicas de coleta de dados foram o questionário, a entrevista semiestruturada e a análise de documentos. Analisou-se alguns planos de ensino das disciplinas de Ciências de determinados cursos de Pedagogia e o depoimento de três docentes formadores. Os resultados da investigação evidenciam que os desafios enfrentados residem, sobretudo na falta de conhecimentos advindos desde a formação básica, mas de modo geral, procuram desenvolver um trabalho consistente em sala de aula.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUnicesumarpt_BR
dc.subjectFormação inicial de professorespt_BR
dc.subjectProfessor formadorpt_BR
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.titleCURSO DE PEDAGOGIA: OS PRINCIPAIS DESAFIOS VIVENCIADOS PELOS DOCENTES QUE MINISTRAM A DISCIPLINA DE ENSINO DE CIÊNCIASpt_BR
dc.typeArticlept_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record