EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1555
Tipo: Artigo
Título: CURSO DE PEDAGOGIA: OS PRINCIPAIS DESAFIOS VIVENCIADOS PELOS DOCENTES QUE MINISTRAM A DISCIPLINA DE ENSINO DE CIÊNCIAS
Autor(es): DIAS, Sandra Jouris
ENISWELER, Kely Cristina
PIRES, Elocir Aparecida Corrêa
MALACARNE, Vilmar
Abstract: Vinculado ao processo formativo do Licenciando em Pedagogia está a prática docente do professor formador, uma vez que este desempenha a importante tarefa de, durante a formação inicial, fornece noções bases do conhecimento profissional e promover a construção de saberes sobre a educação. Tendo isso em vista, o objetivo deste trabalho foi identificar e compreender quais são os principais desafios vivenciados pelos professores formadores que atuam na área de Ciências Naturais no curso de Pedagogia. A pesquisa de cunho qualitativo levantou dados em quatro Instituições de Ensino Superior que ofertam o curso de Pedagogia presencial localizados na cidade de Cascavel/PR. As técnicas de coleta de dados foram o questionário, a entrevista semiestruturada e a análise de documentos. Analisou-se alguns planos de ensino das disciplinas de Ciências de determinados cursos de Pedagogia e o depoimento de três docentes formadores. Os resultados da investigação evidenciam que os desafios enfrentados residem, sobretudo na falta de conhecimentos advindos desde a formação básica, mas de modo geral, procuram desenvolver um trabalho consistente em sala de aula.
Palavras-chave: Formação inicial de professores
Professor formador
Ensino de Ciências
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1555
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--79906.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)224.12 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.