EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1555
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDIAS, Sandra Jouris-
dc.creatorENISWELER, Kely Cristina-
dc.creatorPIRES, Elocir Aparecida Corrêa-
dc.creatorMALACARNE, Vilmar-
dc.date.accessioned2019-08-13T20:30:48Z-
dc.date.available2019-08-13T20:30:48Z-
dc.date.issued2017-10-24-
dc.identifier.isbn978-85-459-0773-2-
dc.identifier.issn2594-4991-
dc.identifier.urihttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1555-
dc.description.abstractVinculado ao processo formativo do Licenciando em Pedagogia está a prática docente do professor formador, uma vez que este desempenha a importante tarefa de, durante a formação inicial, fornece noções bases do conhecimento profissional e promover a construção de saberes sobre a educação. Tendo isso em vista, o objetivo deste trabalho foi identificar e compreender quais são os principais desafios vivenciados pelos professores formadores que atuam na área de Ciências Naturais no curso de Pedagogia. A pesquisa de cunho qualitativo levantou dados em quatro Instituições de Ensino Superior que ofertam o curso de Pedagogia presencial localizados na cidade de Cascavel/PR. As técnicas de coleta de dados foram o questionário, a entrevista semiestruturada e a análise de documentos. Analisou-se alguns planos de ensino das disciplinas de Ciências de determinados cursos de Pedagogia e o depoimento de três docentes formadores. Os resultados da investigação evidenciam que os desafios enfrentados residem, sobretudo na falta de conhecimentos advindos desde a formação básica, mas de modo geral, procuram desenvolver um trabalho consistente em sala de aula.pt_BR
dc.languagepor-
dc.publisherUNIVERSIDADE CESUMARpt_BR
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.subjectFormação inicial de professorespt_BR
dc.subjectProfessor formadorpt_BR
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.titleCURSO DE PEDAGOGIA: OS PRINCIPAIS DESAFIOS VIVENCIADOS PELOS DOCENTES QUE MINISTRAM A DISCIPLINA DE ENSINO DE CIÊNCIASpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.publisher.countryBrasil-
dc.publisher.initialsUNICESUMAR-
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--79906.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)224.12 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.