EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1523
Tipo: Artigo
Título: REFLEXÕES SOBRE A GEOGRAFIA NA BASE NACIONAL COMUM CURRÍCULAR (BNCC)
Autor(es): PINHEIRO, Isadora
LOPES, Claudivan Sanches
Abstract: A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo, em processo final de produção pelo Ministério da Educação (MEC), que busca definir o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das diversas etapas e modalidades da Educação Básica. Ao ser promulgado, este documento será a referência nacional para a constituição dos currículos dos sistemas e redes escolares dos Estados, do Distrito Federal e dos municípios, além das propostas pedagógicas das instituições escolares. Trata-se, portanto, de um documento que descreve as competências/conteúdos e saberes/habilidades que se entende que sejam indispensáveis em cada ano e em cada componente curricular da Educação Básica. Dessa forma, considerando a importância deste documento para a educação brasileira, o presente artigo buscou verificar a importância e as alterações que foram realizadas no componente curricular Geografia dentro da BNCC. O estudo seguiu os métodos da pesquisa qualitativa, elegendo como fonte fundamental de pesquisa a análise bibliográfica e documental, dando especial atenção ao texto da BNCC. Considerando todos os elementos descritos, esse estudo almeja contribuir para a melhoria da prática pedagógica dos professores de Geografia, apontando as mudanças e/ou desafios que enfrentarão na promoção da educação geográfica a partir da implantação da BNCC.
Palavras-chave: BNCC
Ensino fundamental
Geografia
Currículo
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1523
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--79802.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)220.34 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.