EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1475
Tipo: Artigo
Título: BEBÊ MEDICAMENTO: UM INSTRUMENTO OU UMA VIDA?
Autor(es): AMDRADE, Carolina Simões de
CRUZ, Maria Eduarda da
PAULICHI, Jaqueline da Silva
Abstract: O artigo pretende realizar um estudo acerca de uma das técnicas utilizadas na reprodução humana assistida que se denomina “bebê medicamento”. O bebe medicamento, nome popularmente dado a técnica de diagnóstico genético pré implantacional, é o procedimento no qual se realiza uma pesquisa com os gametas humanos dos pais idealizadores do projeto parental, a fim de se escolher um embrião que seja biologicamente compatível com um outro membro da família, sendo então utilizado este embrião para a fertilização da mulher, e após o nascimento da criança, esta será então utilizada como doadora de sangue, tecidos, órgãos e etc. para um outro membro da família. Geralmente, este outro membro é um irmão ou irmã, que passa por procedimentos médicos e necessita de doador compatível para que o tratamento seja eficaz. Pretende-se ainda questionar os impactos desse procedimento na criança que irá nascer e seus limites éticos. Então, serão abordados os aspectos normativos e éticos do tema por meio da pesquisa de casos concretos e legislação relativa.
Palavras-chave: Bebê medicamento
autonomia
instrumentalização
legislação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1475
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--80402.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)161.08 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.