EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1426
Tipo: Artigo
Título: DESPATOLOGIZAÇÃO DO TRANSGÊNERO: UMA DOENÇA INEXISTENTE E UM PRECONCEITO REAL.
Autor(es): ALEXANDRINO, Thaís Nanni
PAULICHI, Jaqueline da Silva
Abstract: Diante da evolução social e da quebra de paradigmas sobre a sexualidade que se encontra nos dias atuais torna-se importante debater e solucionar os conflitos que decaem sobre a transexualidade. Atualmente, a medicina precisa analisar o transgênero como paciente patológico para que este possa cumprir tratamentos hormonais e cirurgias transgenitais. Tratar o indivíduo transgênero como uma patologia acarreta em estimular o preconceito, afinal, impõem-se como uma doença tratável, em que a cura pode ser descoberta a qualquer momento, o que de fato não é verdade. Dessa forma, cabe ao Direito e aos seus aplicadores analisar tal situação para que, possa-se solucionar este problema visando o melhor interesse para os indivíduos transgêneros, resguardando-lhes seus direitos como cidadãos brasileiros. Cabe ainda definir o papel do Estado e suas responsabilidades nessa discussão, visto que o dever do próprio em zelar por seus súditos, é uma norma Constitucional. Para que essa pesquisa se concretize, será realizada uma análise das leis, da responsabilidade do Estado correlacionando-as com as doutrinas e pesquisas existentes.
Palavras-chave: transgênero
despatologização da identidade trans
identidade sexual
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1426
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--79922.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)204.01 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.