EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1391
Tipo: Artigo
Título: O ABANDONO FAMILIAR DA POPULAÇÃO FEMININA CARCERÁRIA
Autor(es): VANDERLEI, Karoline Bonatte
CASADO, Aline Gabriela Pescaroli
Abstract: A participação dos familiares tem papel fundamental aos apenados, é esta base que os faz acreditar que uma vez finalizada sua pena é real a possibilidade de retornar a vida que fora interrompida, porém esta afirmação para as presas é quase nula, por ser mulher sua transgressão não é esperada gerando vergonha e repúdio, ao finalizar sua condenação muitas vezes inexiste a chance de regressar a sua antiga vida. A privação de liberdade acaba por ser a menor das sanções, uma vez que não é infligida apenas ela, mas também o desamparo. A pesquisa discute e analisa a diferença do suporte exterior (familiar) recebido pelas detentas em comparação aos homens presos, pelo olhar da dignidade humana e pesando esta desigualdade como analisador das relações de gênero. Utilizando métodos bibliográficos, históricos e dados de pesquisas buscando entender e expor a raiz do abandono feminino - evidenciados no despreparo do sistema prisional e pela sociedade que não espera condutas puníveis femininas - assim como as sequelas geradas por este.
Palavras-chave: Abandono
Mulheres
Relações de Gênero
Sistema Prisional
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1391
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--80159.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)166.02 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.