EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1330
Tipo: Artigo
Título: AVALIAÇÃO DA PRESENÇA DE PESTICIDAS EM ÁGUAS DE FONTES SUBTERRÂNEAS NO MUNICÍPIO DE MARINGÁ, PARANÁ
Autor(es): VALIM JUNIOR, Nilton Carlos
MANTOVANI, Daniel
REZENDE, Driano
SOARES, Paulo Fernando
YAMAGUCHI, Natalia Ueda
BERGAMASCO, Rosangela
Abstract: Os recursos hídricos subterrâneos estão sob a ameaça da poluição especialmente pelo uso inadequado da terra em atividades antrópicas. Entre os principais contaminantes que podem constituir risco a saúde humana inclui-se contaminantes químicos como pesticidas. Assim, no presente projeto propõe-se avaliar a presença de pesticidas em diferentes fontes de água subterrânea da região municipal de Maringá, Paraná. As fontes de água subterrâneas avaliadas serão selecionadas a partir de poços cadastrados com outorga de uso no Instituto das Águas do Paraná, alémda análise dos pesticidas também serão avaliados outros parâmetros físico-químicos, como turbidez, cor e pH.Assim, os valores relacionados aos padrões de qualidade das águas subterrâneas estudadas, das quais totalizaram 18 poços de coleta, e valores de turbidez entre 0,3 a 2,5 NTU, cor entre 0 a 1 mgPt/L e pH entre 6,1 a 7,2. Entretanto, os valores voltados a análises dos pesticidas atrazina e diuron, resultou em concentrações média de 0,01 mg/L-1bem abaixo do limite estabelecido pela Portaria Vigente. Os resultados obtidos referentes à qualidade das águas dos poços subterrâneos para os parâmetros estudados neste projeto enquadram-se dentro dos limites estabelecidos pelo pela Portaria 2914 do Ministério da Saúde.
Palavras-chave: Pesticidas
água subterrânea
qualidade da água
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1330
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--79946.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)307.99 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.