01 - CAMPUS MARINGÁ 3. TESES E DISSERTAÇÕES GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES - PPGGCO
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1096
Tipo: Dissertação
Título: Da métrica abaixo do índice para as métricas do Rap: o compartilhamento do conhecimento no lócus da exclusão social
Autor(es): ROCHA, Willian Fernando Porto Da
Primeiro Orientador: DIAS, José Francisco de Assis
metadata.dc.contributor.advisor-co1: FORNO, Leticia Fleig Dal
Abstract: A presente dissertação apresenta um estudo sobre o Compartilhamento do Conhecimento no contexto da Exclusão Social, utilizando como norte um dos pilares do modelo SECI da Gestão do Conhecimento. Tal modelo constitui o ciclo de socialização, externalização, combinação e internalização, sendo nesta pesquisa utilizada a fase da externalização como base. Definiu-se como objetivo geral verificar o Rap como um método de compartilhamento do conhecimento a partir da análise de letras selecionadas sobre a exclusão social, uma vez verificado que este é um dos estilos musicais mais ouvidos pelos indivíduos que estão envolvidos neste contexto e por ser um gênero crítico quanto às realidades sociais. Dessa forma, foi abordada a seguinte problemática: o conteúdo presente nas letras de Rap sobre a exclusão social pode ser considerado um método de compartilhamento do conhecimento? Tendo por foco as consequências sociais e a relação que os resultados gerados possam ter com o meio, foi necessário reconhecer no processo, e não no resultado, a visão pessoal dos participantes. Para isso, a escolha das músicas foi realizada por meio de uma entrevista com quatro sujeitos, integrantes do movimento hip-hop e rappers. Foi solicitada a colaboração desses sujeitos, de modo voluntário, focando a busca de informações sobre músicas e grupos de Rap, utilizando como filtro da pesquisa a exclusão social. Desses quatro participantes, cada um colaborou com cinco músicas. Dessa forma, foi realizada uma análise dos conteúdos, formando uma ligação entre o Rap e alguns conceitos e descritores já publicados sobre o tema, assim investigando o contexto de exclusão social pelo Rap e compreendendo as aproximações entre o compartilhamento do conhecimento e o discurso do Rap. Ocorrendo a contextualização dos perfis dos compositores e de sua realidade por meio da pesquisa exploratória bibliográfica realizou-se uma análise de conteúdo das presentes músicas, em que foram especificados os temas: miséria, violência, preconceito racial, dignidade humana, desigualdade social, repressão, exclusão geográfica, estereotipagem e omissão assistencialista. Verificou-se, então, que dentre as categorias analisadas destacam-se a omissão de assistência e as questões relacionadas à dignidade humana, reconhece-se que o propósito desta pesquisa é verificar o Rap como um método de compartilhamento do conhecimento, apontando que cada MC, ao produzir a sua letra, traduz com ritmo o conhecimento que possui sobre o seu contexto social externalizando e compartilhando o conhecimento adquirido.
Palavras-chave: Rap
Exclusão Social
Compartilhamento do Conhecimento
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1096
Data do documento: 30-Dez-2017
Aparece nas coleções:GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES - PPGGCO

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
WILLIAN FERNANDO PORTO DA ROCHA.pdfDissertação1.19 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.